Abre o Jogo – Começou a Copa do Mundo! Temos motivos para torcer e celebrar?

A Copa do Mundo FIFA 2018 começou! A seleção anfitriã, Rússia, venceu a seleção da Arábia Saudita por 5 x 0, no jogo que deu início ao maior evento do mundo. Mas afinal, deveríamos assistir a Copa e torcer pelo time brasileiro? Será que estamos sendo alienados pela famigerada política do “pão e circo”?

Sempre que a Copa do Mundo acontece,  aparece a turminha dos atiradores de pedras, aqueles que torcem contra o Brasil para “ver se o brasileiro deixa de ser alienado”, ou mesmo que dão coro ao discurso de que devemos ignorar o evento para não sermos iludidos com a festa enquanto apodrecemos no caos político, econômico e social. O que é de uma idiotice sem tamanho. Explico adiante.

gabriel-jesus-coutinho-neymar-brasil-argentina-eliminatorias

O hexa está a caminho?

O primeiro ponto a se destacar é: assistir ou não a Copa, assim como torcer ou não a favor do Brasil, não mudará absolutamente nada no quadro político nacional. E, notem, celebrar a Copa e os jogos da seleção é totalmente diferente de estar alienado; aliás, uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra. Quem é ignorante — e esse é um problema sério do país — continuará sendo, com ou sem Copa, torcendo ou não pelo Brasil. A recíproca também é verdadeira. Falo por mim, que assistirei todos os jogos possíveis, torcerei pelo Brasil, mas nem por isso perderei a consciência dos problemas nacionais ou mesmo do que ocorre nos correntes dias.

O segundo ponto é: a Copa do Mundo é o maior evento do planeta! Não há nada capaz, nesta bola gigante azul que orbita o sol, de atrair a atenção de tanta gente e com tamanha magnitude quanto o mundial onde as nações se enfrentam no mais popular esporte de todos. Nem os Jogos Olímpicos (mais antigo e mais tradicional) e nem o Super Bowl (mais rico em patrocínio) superam o valor em contratos totais e importância como valor emocional.

O futebol é o esporte número 1 do planeta e vencer a Copa tem um peso enorme para a grande maioria das pessoas dos países civilizados. Nações sentem-se representadas por suas seleções em um nível que nenhum atleta olímpico jamais chegará. Nenhuma de suas populações são tratadas como alienada apenas por assistirem e celebrarem a Copa do Mundo. Em muitas o efeito é contrário. Se existe algo mais capaz de avivar o patriotismo, numa disputa sadia e pacífica entre as nações, do que a Copa do Mundo, eu desconheço.

O terceiro ponto vem de um olhar mais romântico, mas ao mesmo tempo realista de nosso próprio povo. Na Copa do Mundo as pessoas saem para celebrar com os amigos, com a família, com os rivais… A seleção brasileira consegue juntar as pessoas para proporcionar momentos que talvez nem o natal consiga. Isso é impressionante!

Hoje, ao sair na rua, vi quatro pais andando com seus filhos enquanto os mesmo carregavam bandeirinhas do Brasil e celebravam o início da Copa. O comércio inflama, as vendas crescem e a economia tem um pequeno respiro, o que é sempre relevante. Mais do que isso, vemos aquilo que é mais basilar numa nação ser representado da maneira mais objetiva possível: as associações livres entre as pessoas que falam a mesma língua e vivem próximas, moldadas por acordos firmados e vínculos que as unem sobre um território comum. Em nenhuma outra época isso é tão nítido como na Copa do Mundo.

canarinho-pistola-mascote-brasil-copa-do-mundo-russia-2018

Canarinho Pistola, o mascote que virou febre nacional!

Por fim, não seja o chato que vai torcer contra o Brasil apenas porque nossos governantes são bandidos. Aproveite a Copa para viver bons momentos, estreitar os laços que você tem com sua família, com seus amigos, com o tiozinho do açougue onde comprará a carne para fazer o churrasco, o dono da barraca onde comprará uma corneta barulhenta pra soprar na hora do gol… Viva a Copa do Mundo para ter boas lembranças no futuro.

Afinal, num país como o nosso, tão carente de símbolos capazes de condensar uma unidade nacional, negar um dos poucos ainda vivo é de uma idiotice muito grande. São momentos como esse que geram lembranças capazes de nos fazer evocar que somos brasileiros. Celebre a Copa do Mundo, pois o hexa está a caminho!

 

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s