Top X – Os 15 Melhores Jogadores do Mundo (2017/2)

Esta é a seção Top X, onde elaboramos um Top que pode ser sobre os mais diversos assuntos. A letra X no título é propositalmente uma incógnita, pois poderemos fazer um Top com qualquer valor.

Voltamos com a nossa já tradicional lista* dos melhores jogadores do semestre!

Para ver as listas anteriores acessem os links a seguir:

2015/2

2016/1

2016/2

2017/1

Desta vez seguem os 15 melhores jogadores do mundo no segundo semestre de 2017.

15 – Marek Hamsik

Hellas Verona v SSC Napoli - Serie A

Melhor jogador e principal condutor de um Napoli que encanta muitos pelo seu estilo de jogo e toque de bola exemplar, Marek Hamsik fez um segundo semestre de 2017 excelente. Apesar de pouco badalado, o eslovaco reúne qualidades que o tornam um meio-campista completo, com ótimo passe, movimentação, bom poder de marcação, força e grande capacidade de finalização com ambas as pernas. Tornou-se o maior artilheiro da história do Napoli em dezembro, superando simplesmente Diego Maradona. Capitão e líder de um Napoli “campeão” do primeiro turno, Hamsik merece o posto de 15º melhor jogador do mundo no momento.

14 – Edinson Cavani

cavani-psg

Cavani terminou o semestre como artilheiro isolado da Ligue 1 e das Eliminatórias Sulamericanas para a Copa do Mundo FIFA 18, números que o credenciam a ser lembrado em qualquer lista de melhores do mundo. O uruguaio alia, força, velocidade, resistência, disposição tática e técnica num nível muito apurado, o que o faz um dos melhores atacantes do mundo. Terceiro artilheiro do ano com 53 gols e perto de ultrapassar Ibrahimovic como o maior artilheiro da história do PSG, Cavani segue fazendo história no clube parisiense e na seleção uruguaia, segunda colocada e classificada para a Copa do Mundo.

13 – Mohamed Salah

salah

Quando o Liverpool contratou Salah no início da temporada europeia, talvez nem o mais otimista torcedor dos Reds esperasse que o egípcio teria um rendimento tão bom. Após temporadas sucessivamente melhores na Roma, Salah explodiu com a camisa do Liverpool nesse semestre e chegou a ostentar o posto de artilheiro máximo da Premier League até a penúltima semana de dezembro, quando Harry Kane ultrapassou. Rápido, forte, incisivo, driblador, marcador e agora goleador, Salah se tornou um ponta quase completo e mostra-se com potencial para se firmar como um astro do primeiro escalão mundial. Levou sua seleção à Copa do Mundo e mexeu com as estruturas de todo seu país.

12 – Arjen Robben

arjen-robben

Arjen Robben é um jogador muito diferenciado. O holandês, já em fim de carreira convive com muitas lesões, mas sempre que joga eleva o nível do jogo do seu time, seja o Bayern ou a seleção holandesa, de forma assustadora. Quase conseguiu fazer a Holanda ressurgir das cinzas para a classificação da Copa, mas seus dois gols, sendo o segundo uma pintura, no jogo decisivo contra a Suécia, não foram suficientes, devido à má campanha do time, muito pela não participação de Robben em muitos dos jogos anteriores. No Bayern, sempre que apto, é titular indiscutível e principal criador e armador do time. Uma pena não ter físico para jogar mais partidas. Ainda assim, quando em campo, é um dos melhores do mundo.

11 – Philippe Coutinho

coutinho2

Coutinho segue sendo o principal jogador do Liverpool, um dos melhores da Premier League e do mundo. Dono de uma capacidade rara de finalização de longa distância, ninguém fez mais gols de fora da área do que ele desde que o mesmo estreou na Premier League. O “Pequeno Mágico” também se tornou o brasileiro que mais fez gols na história do Campeonato Inglês. Soma-se essa grande capacidade para fazer gols com muita habilidade, dribles rápidos, velocidade, grande visão de jogo e capacidade de assistências e temos um dos melhores jogadores do mundo.

10 – Eden Hazard

hazard

Após ser destaque do Chelsea campeão da última Premier League, Hazard voltou a ascender seu nível nessa temporada. Com uma capacidade quase inigualável de driblar e avançar em alta velocidade, aliada a grande qualidade de passe e finalização, Hazard é um jogador chave com capacidade de decisão enorme. O belga, que estará na Copa, segue como o melhor jogador do Chelsea e um dos melhores do mundo. Décimo lugar para ele.

09 – Luka Modric

LukaModric

Luka Modric segue mantendo um nível de atuação absurdo. O croata é o coração do meio de campo do Real Madrid, novamente campeão mundial, e de sua seleção, a qual levou novamente à Copa com atuação magnífica ante a Ucrânia na repescagem. Modric se destaca como um meio campista completo, com incrível capacidade de organizar o jogo, conduzir a bola, passar, marcar, chutar, driblar, cadenciar, lançar. Tudo no mais refinado grau técnico. O croata segue como um dos melhores do mundo.

08 – Antoine Griezmann

Griezmann2017bike

Principal jogador do Atlético de Madrid e o melhor francês em atividade, Griezmann oscilou um pouco no semestre, principalmente num momento de fase ruim do seu time. Na seleção, foi o principal articulador da França, classificada e uma das candidatas ao título da Copa do Mundo de 2018. Melhorou nos dois últimos meses, sendo peça chave para a retomada do Atlético à atual vice colocação em La Liga. Fez um golaço de bicicleta contra a Roma, na UEFA Champions League. Dono de capacidade ímpar de criação e finalização, Griezmann é dotado de inteligência, habilidade e poder de decisão muito acima do comum. Oitavo lugar para o francês.

07 – Harry Kane

harry-kane-b

Harry Kane foi, ao lado de Kevin De Bruyne, os jogadores que mostraram a maior evolução no semestre. O “Furacão” do Tottenham e da seleção inglesa terminou o ano de 2017 como o artilheiro máximo, quebrando uma hegemonia de Messi e Cristiano Ronaldo que alternavam esse posto desde 2010! Também quebrou o recorde de Alan Shearer, antigo detentor do posto de maior artilheiro em um ano civil na Premier League. Kane fez 39 gols, Shearer fez 36 em 1995. Números incríveis, não é? Todavia, Kane é mais do que gols, o atacante inglês tem mobilidade, é inteligente, sabe fazer boas assistências, construir jogadas, driblar e fazer o pivô. Tudo isso faz de Kane um dos melhores do mundo em 2017!

06 – Kevin De Bruyne

debruyne

Kevin De Bruyne é o astro maior de um Manchester City que faz temporada, até aqui, mágica. O time inglês venceu 19 e empatou 1 dos 20 jogos na Premier League. Na Champions League, 5 vitórias e uma derrota, a única da temporada até o momento, quando já estava garantido em primeiro lugar do grupo. O meia belga é o grande nome do time, que tem em seu coletivo uma virtude inigualável, mas que tem nele o ponto de desequilíbrio maior. De Bruyne é o maior assistente do time o que mostrou maior capacidade de decição nos momentos mais difíceis, seja com golaços ou com assistências incríveis. Também foi um dos astros que conduziu a Bélgica, com folgas, à Copa do Mundo FIFA 2018.

05 – Luís Suárez

Luís-Suárez

Maior artilheiro da história da seleção uruguaia, Suárez teve, nesta temporada, um começo um pouco abaixo, devido ao novo posicionamento após a saída de Neymar. Após readquirir o entrosamento, voltou a render em altíssimo nível e já soma 10 gols em La Liga. Decisivo, o uruguaio tem capacidade de finalização, de arranque, força, raça e técnica que dispensam comentários maiores. Segue como um dos melhores do mundo.

04 – Robert Lewandowski

robert_lewandowski_original

Lewandowski foi brilhante nesse semestre. Levou a Polônia à Copa do Mundo com atuações magníficas e muitos, muitos gols! Artilheiro máximo das Eliminatórias, o atacante polonês foi às redes 16 vezes na competição. No ano, foram 53 gols! No Bayern artilharia da BundesLiga. Lewandowski foi também o jogador que mais criou jogadas de gol nas Eliminatórias e foi o principal jogador do torneio. Na BundesLiga, idem. Não precisa dizer muito mais sobre o artilheiro polaco. Decisivo, Lewandowski fica com o posto de quarto melhor jogador do mundo.

03 – Neymar Júnior

Neymar-PSG

Após a transferências mais bombástica da história, Neymar confirmou toda a expectativa que o PSG colocou nele e começou avassalador. Somando-se gols e assistências foi o jogador que mais participou, diretamente, de gols pelo time francês. Adiciona-se aos frios números, a qualidade e a elevação de nível do jogo do time francês foi absurda e postulou o brasileiro, agora como principal astro de uma potência europeia, a uma ameaça real aos antes inatingíveis Messi e Cristiano Ronaldo. Com a seleção brasileira, Neymar conduziu o time ao primeiro lugar disparado das Eliminatórias Sulamericanas e ao posto de um dos times favoritos ao título mundial em 2018. Terceiro lugar para o brasileiro.

02 – Cristiano Ronaldo

Cristiano-Ronaldo

Depois de um primeiro semestre avassalador, Cristiano Ronaldo teve queda de rendimento visível. Com poucos gols em La Liga, viu o Real Madrid terminar o ano em quarto lugar. Na Champions League, incríveis 9 gols, artilharia e mais um recorde: primeiro jogador a marcar em todos os jogos da fase de grupos. No ano, 53 gols! Campeão mundial marcando o gol do título, CR7, ainda que com ligeira queda de rendimento, segue inabalável no nível sobre humano com Lionel Messi. Segundo lugar para o “Robozão”.

01 – Lionel Messi

lionel-messi-sevilla-barcelona-laliga-06112016_1d1wu95d62alx1ai4xwymyrxoj

Messi teve semestre de extremos. De quase eliminado da Copa a salvador de um país inteiro, o gênio argentino carregou sozinho sua nação, em meio a uma crise sem fim na Federação Argentina, para o mundial. Sua atuação mágica com três golaços contra o Equador certamente será eterna na memória dos argentinos. No Barcelona, é o artilheiro de La Liga, com 15 gols e vice artilheiro no ano de 2017, com 54 gols. Todos conhecem a inigualável capacidade de enxergar o jogo coletivo, criar jogadas improváveis, driblar, destruir defesas, fazer arrancadas espetaculares e finalizar com eficiência inigualável que Messi tem. Não há muito mais o que dizer de “La Pulga”. Melhor jogador do mundo no momento.

X – Menções honrosas:

Quero deixar uma menção honrosa a três jogares que tiveram brilho especial no semestre, tanto por grandes atuações nos clubes quanto nas suas seleções, mas ficaram de fora por falta de espaço na lista: Isco Alarcón, Christian Eriksen e David Silva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s