Abre o Jogo – O mundo abraça a Chapecoense

O mundo foi surpreendido neste dia 29/11/2016 com a trágica notícia da queda do avião que culminou na morte de jogadores, membros da comissão técnica e outros componentes da delegação da Associação Chapecoense de Futebol. Profissionais da imprensa do rádio brasileiro, da FOX Sports Brasil e da Rede Globo, além de empregados da empresa responsável pelo voo que também estavam entre as vítimas. O clube modesto, mas extremamente sério, profissional e competente em sua gestão, chegava pela primeira vez à final da Copa Sul Americana, representando o Brasil em sua primeira final internacional. A glória máxima do alviverde catarinense enquanto instituição de futebol.

brasillutochape

Brasil amanheceu de luto após tragédia na Colômbia.

A tragédia, a maior da história do futebol mundial, foi capaz de gerar uma corrente de solidariedade como nunca se viu antes na história do futebol. Mensagem de clubes, jogadores, profissionais de imprensa e diversas pessoas e personalidade de diferentes segmentos pelo mundo, rapidamente se prestaram a deixar suas homenagens ao clube de Santa Catarina e às vítimas e seus familiares. O mais incrível de tudo foi ver a grande quantidade e a velocidade com que as pessoas e as ideias solidárias se espalharam. As camisas oficiais da Chapecoense se esgotaram em todas as principais lojas onlines do Brasil. A CONMEBOL logo suspendeu a fina da competição sul americana e os jogadores do Atlético Nacional de Medellín, adversário na final, chegaram a solicitar que a instituição organizadora do torneio declarasse a Chapecoense como campeã da competição!

chapeluto

Escudo da Chapecoense, em luto, se tornou o escudo de todos os clubes brasileiro no dia de hoje.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) logo agiu, adiando em uma semana a final da Copa do Brasil e a última rodada do Campeonato Brasileiro, decretando luto oficial de 7 dias no futebol brasileiro. O Palmeiras, atual campeão nacional, se prontificou a jogar a última partida da competição com o uniforme do alviverde de Chapecó. Clubes do Brasil e até estrangeiros, como oBenfica, se solidarizaram em emprestar atletas para a Chapecoense. Em nota, os clubes brasileiros se uniram para pedir que o time do oeste de Santa Catarina não seja rebaixado nas próximas três edições do Campeonato Brasileiro. Confira, na íntegra a nota, logo abaixo.

A corrente dos clubes brasileiros é algo notável, visto que no futebol brasileiro os dirigentes e os torcedores costumam olhar sempre para seus próprios interesses, sendo egoístas em muitas vezes. Pouco se viu um ato de nobreza e de união tão forte como o que presenciamos após essa tragédia. Um exemplo que simboliza bem essa união: todos os grandes clubes brasileiros trocaram suas fotos em redes sociais por fotos do escudo da Chapecoense em luto. O Corinthians, que habitualmente tem aversão à cor verde pela rivalidade com o Palmeiras, colocou a cor como plano de fundo do site, em homenagem ao time catarinense.

corinthainschape

Site oficial do Corinthians com a capa em verde e a tag #ForçaChape em homenagem à ACF.

O que podemos destacar de positivo em toda essa tragédia é que, apesar de vivermos num mundo onde o ódio e as guerras parecem crescer cada vez mais, enquanto o respeito, o amor, a solidariedade e a bondade parecem cada dia mais escassos, os bons ainda são maioria! Que nos sirva de consolo! Que as famílias das vítimas recebam o conforto de Deus e que a Chapecoense possa se reerguer e continuar encantando o Brasil e mundo!

Nota oficial dos dirigentes dos clubes brasileiros à CBF:

NOTA OFICIAL

Neste momento de perda e de profunda tristeza, nós, presidentes dos clubes brasileiros que publicam essa nota, gostaríamos de manifestar nossos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade à Associação Chapecoense de Futebol e seus torcedores, e em especial às famílias e amigos dos atletas, comissão técnica e dirigentes envolvidos na tragédia ocorrida na madrugada desta terça-feira (29).

Mesmo cientes dos prejuízos irreparáveis provocados por este terrível acontecimento, os Clubes entendem que o momento é de união, apoio e auxílio à Chapecoense.

Neste sentido, os Clubes anunciam Medidas Solidárias à Chapecoense, que consistirão, dentre outras, em:

(i) Empréstimo gratuito de atletas para a temporada de 2017; e
(ii) Solicitação formal à Confederação Brasileira de Futebol para que a Chapecoense não fique sujeita ao rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro pelas próximas 3 (três) temporadas. Caso a Chapecoense termine o campeonato entre os quatro últimos, o 16o colocado seria rebaixado.

Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje.

#ForçaChape” 

 

O site do UOL fez uma lista com 12 gestos nobres de solidariedade para com a Chapecoense, clique aqui para conferir.

Anúncios

Sobre Thiago

Um grão de areia no olho do furacão.

Publicado em 29 de novembro de 2016, em Abre o jogo e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: