Cavadinha – A história da brilhante, mas não original, jogada de Messi

No último jogo do Barcelona, o trio MSN voltou a brilhar intensamente. Com três gols de Luís Suárez, grandes jogadas e gol de Neymar, além de outra atuação magnífica de Lionel Messi, o Barcelona venceu o Celta de Vigo por 6 a 1. Rakitic marcou o outro gol da equipe catalã. Porém, o que mais chamou a atenção foi o terceiro gol de Suárez, nascido da jogada mais diferente do final de semana.

Trio MSN mostrou mais uma vez o seu poder de ataque

Trio MSN voltou a ter atuação de gala.

O que aconteceu foi o seguinte: pênalti para o Barcelona, Messi na bola e… Assistência para o gol de Luisito. Isso mesmo, o Messi deu uma assistência de pênalti! Mas isso é permitido? Sim, desde que o passe seja feito para frente e o jogador a receber a bola não invada o limite de 9,15 m antes do cobrador rolar a bola. O gol foi muito legal, mas foi irregular porque, apesar do argentino rolar a bola para frente, Suárez invadiu a meia-lua da grande área, infringindo os 9,15 m antes do toque de Leo na bola.

Detalhes a parte, o mais impressionante foi a reação do publico com o gol de Messi. Pouco tempo depois as redes sociais já estavam tomadas de elogios à genialidade e inventividade de Messi. De fato, foi um gol muito legal e diferente, mas passou longe de ser algo original. Johann Cruyff fez um gol assim em 1982. O lance  é ainda mais emblemático porque foram três toques na bola, dois passes até a conclusão para o gol!

Cruyff e Euller também cobraram pênaltis como Messi.

O América-MG também fez um gol assim, em 2008, no último jogo da segunda divisão do campeonato mineiro daquele ano. Na jogada, Euller, o filho do vento, rolou a bola para Douglas marcar. Há outros registros de pênaltis cobrados assim, basta procurar no YouTube.

Apesar do gol de Cruyff ser o mais famoso, e apontados por muitos como o pioneiro nesse estilo, o grande inventor do pênalti em mais de um toque foi o ex-atacante belga Rik Coppens. O registro data de 1957 e é o mais antigo para um pênalti cobrado dessa maneira! Coppens morreu em 5 de fevereiro de 2015, mas está eternizado na história como o verdadeiro inventor de uma das jogadas mais singulares do futebol. Ninguém duvida de da genialidade de Messi, e a jogada foi mesmo bem impressionante, mas vamos dar os devidos créditos a quem merece.

Rik

Rik Coppens, o inventor do pênalti em mais de um toque.

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a história de Rik Coppens.

Clique aqui para ver o  pênalti cobrado por Rik Coppens.

Clique aqui para ver o pênalti cobrado por Johann Cruyff.

Clique aqui para ver o pênalti cobrado por Euller, do América-MG.

Clique aqui para ver o pênalti cobrado por Lionel Messi.

Anúncios

Sobre Thiago

Um grão de areia no olho do furacão.

Publicado em 15 de fevereiro de 2016, em Cavadinhas e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: