Abre o Jogo – Porque Jürgen Klopp tem tudo para dar certo no Liverpool

Todo mundo já sabe que Jürgen Klopp foi anunciado como treinador do Liverpool e a expectativa gerada é altíssima. Agora, você sabe por quê? Tentarei explicar brevemente nesse texto porque Jürgen Klopp e o Liverpool tem tudo para dar certo!

Klopp-Liverpool-BVB

Klopp deixou o Borussia Dortmund no fim da temporada passada e assinou com o Liverpool esse mês.

Antes da chegada de Klopp ao Dortmund, o clube vivia por um período de instabilidade e frequentava sempre o meio da tabela da Bundesliga. Com sua chegada e uma grande reformulação, promoveu o clube ao protagonismo no futebol alemão novamente. A era Jürgen Klopp no Borussia Dortmund durou 8 anos, entre 2008 e 2015. Por lá o treinador se tornou ídolo, após conquistar duas vezes a Bundesliga (2010-11, 2011-12), uma vez a Copa da Alemanha (2011-12), três vezes a Supercopa da Alemanha (2008, 2013, 2014) e levar novamente o BVB à final da UEFA Champions League na temporada 2012-13. Com muito carisma e competência, Klopp conquistou a fanática torcida aurinegra e saiu de lá como ídolo e muita identificação com o clube.

kloppdespedidabvbMuralha Amarela fez um grande mosaico na despedida de Jürgen Klopp. Na frase: “Obrigado Jürgen” em alemão.

Dentre todos os clubes da Europa talvez o Liverpool seja o que tem mais coincidências com o Borussia Dortmund em termos de história, torcida e filosofia de trabalho. O gigante inglês nasceu de um desentendimento entre a direção do Everton e o seu Presidente, que era dono do terreno de Anfield onde o Everton jogava. Assim, em 1892 o Everton foi jogar em Goodison Park, enquanto o presidente fundou um clube para jogar em Anfield. Nascia assim o Liverpool. Já o Dortmund nasceu de uma reunião de um grupo de jovens que estavam insatisfeitos com os padres da comunidade religiosa onde jogavam futebol, pois estes não costumavam ser muito simpáticos com os atletas. Assim, resolveram fundar uma nova agremiação que lhes agradassem. Nascia o Borussia Dortmund. Ambos os clubes surgiram após desentendimentos e foram frutos de uma resposta às outras pessoas.

Anfield Road

Anfield Road lotado em jogo do Liverpool.

A torcida do Liverpool é reconhecidamente uma das mais apaixonadas torcidas da Inglaterra e também uma das que mais apoiam seu time. O estádio Anfield Road tem capacidade para 45.276 torcedores e a média dos “Reds” é 44.652, o que significa uma taxa de ocupação de 98, 62% o que beira os 100%. Não atrás, muito pelo contrário, o Borussia Dortmund tem a maior média de público do mundo 80.297, sendo que o Signal Iduna Park tem capacidade para 80.552, o que nos leva a absurda taxa de ocupação de 99,68%. No Westfalenstadion (antigo nome do estádio do BVB) está também a maior geral da Europa, a famosa Muralha Amarela, onde ficam 20 mil pessoas em pé, apoiando o time o tempo todo.

YNWABVB

Foto da Muralha Amarela e torcedor segurando faixa com “You’ll Never Walk Alone”.

Como se não bastassem as apaixonadas torcidas, elas também adotaram o mesmo hino e lema. You’ll Never Walk Alone (Você Nunca Andará Sozinho) é originalmente uma música composta por Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II para um musical de 1945, Carousel. A canção foi incorporada ao Liverpool nos anos 60 e desde então é um dos símbolos maiores do clube. A célebre frase está presente hoje no brasão do clube e no portão de entrada do Anfield Road. Posteriormente a canção também foi incorporada pela torcida aurinegra e é entoada pela Muralha Amarela e toda a torcida aurinegra em praticamente todos os jogos do time.

YNWA1Portão de Anfield Road recepciona os torcedores do Liverpool com a célebre frase “You’ll Never Walk Alone”.

Outra semelhança notável é que tanto o Liverpool quanto o Dortmund são extremamente identificados com as cores do clube e ambos têm como maiores rivais clubes azuis, sendo o Everton e o Schalke 04 os rivais de Liverpool e do Dortmund, respectivamente.

Klopp x Gerrard

Na última vez que esteve em Anfield, ainda no Borussia Dortmund, Klopp fez o mesmo gesto que Gerrard, grande ídolo dos Reds, fez em sua despedida.

Jürgen Klopp chega ao Liverpool e encontra o clube num momento muito parecido com o que viu em Dortmund quando lá iniciava seus trabalhos. Esta é mais uma dessas coincidências e cabe ao treinador alemão repetir os feitos que conseguiu em Dortmund e assim trazer novamente o gigantesco Liverpool Football Club ao protagonismo no futebol inglês e europeu. A expectativa é enorme, carisma e competência Klopp já mostrou que tem de sobra, o histórico e as coincidências também estão do seu lado. Vamos esperar pra ver o desenrolar desse casamento que já se mostra com um final feliz antes mesmo da primeira semana.

Anúncios

Sobre Thiago

Um grão de areia no olho do furacão.

Publicado em 15 de outubro de 2015, em Abre o jogo e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: